terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Resenha do livro BOLEROS DE PAPEL


A obra é de autoria da escritora Diedra Roiz, carioca radicada em Blumenau – Santa Catarina, formada em Direito pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e em Artes Cênicas pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Publicou o livro: O romance O LIVRO SECRETO DAS MENTIRAS & MEDOS (2009).

                                          

Nos 12 contos presentes em BOLEROS DE PAPEL há sensualidade, leveza, passionalidade, romantismo e surpresas.

Uma escritora que desmistifica o clichê que duas mulheres não possam ter uma relação erótica e vibrante sem estarem emocionalmente conectadas.


Contos que mais chamaram a minha atenção em minha leitura foram os descritos abaixo:

TANGO BAILADO A TRÊS: Conta à história de Bruna, Flávia e Carol. Bruna namorava Flávia por algum tempo. Porém, seus sentimentos modificaram-se quando conheceu casualmente uma linda morena.  Sabemos que um triângulo amoroso gera inquietudes sobre como seria namorar duas pessoas ao mesmo tempo sem obrigatoriedade de ter optar apenas por uma delas. A nossa personagem envolta nas peças que o destino reserva aqueles que se mostram receptivos a ela não conseguiu escapar desse conflito. Ela não imaginaria o que estaria por vir em sua vida.

A mensagem contida neste conto é que pretender ter uma relação com uma ou mais pessoas nunca será passível de rupturas. Por alguma delas sempre sentirá falta de algo e buscará por isso mesmo que isso venha a provocar magoas em uma das envolvidas nessa história.

Quando a felicidade é buscada no número de vezes em que se transa com alguém ou em relações amorosas que se tem, algo está muito errado. Porque, ser e estar bem consigo mesmo é algo independente disso e só é atingido caso a pessoa deseje mergulhar profundamente em seus erros e acertos para assim descobrir como se resgatar do caos.


ESCURO ONDE MAIS SE VÊ: conta à história de Clara e Júlia que possuem um relacionamento de dois anos. De uma forma inesperada, elas rompem o relacionamento e o vazio se instala na vida dessas duas mulheres que se veem sozinhas depois de um tempo juntas. Era um relacionamento turbulento cheio de discussões e com isso veio o desgaste.

Por mais que se esteja junto de alguém não podemos ter a pretensão de controlá-lo usando como alegação, o ciúme. Ninguém pertence ao outro e se isso tem de premissa quando uma relação amorosa for iniciada para dessa forma não haver desgastes e bruscos rompimentos.

Amar é saber compartilhar momentos bons e ruins. Acima de tudo, ultrapassar as crises que virão no decorrer dos anos sem se deixar abalar com pressões externas oriundas dos ambientes sociais como amigos e familiares, por exemplo.

Saber que o momento de pausa nessa história de amor pode servir como um novo respirar pode determinar se ela terá ou não uma retomada.

MULATA BOSSA NOVA: Conta a história de Luciene e Marina que se relacionam há algum tempo. O relacionamento delas é caracterizado por dominação por parte de Marina que subordina sua companheira aos caprichos por atender suas necessidades financeiras. Uma noite de carnaval, Luciene cruza em um baile de carnaval com uma figura sensual e carinhosa fantasiada de mulher gato. Com ela vivencia uma avalassadora transa e depois que tudo acontece algo inesperado acontece.

Ao se pretender estabelecer um domínio sob o outro por vias financeira e psico afetiva. Logo, se haverá vontades a serem exploradas por esse alguém que não acabaram resultando em coisas agradáveis para a manutenção dessa relação.

Por mais, que certas verdades não sejam ditas de forma explicita elas permearão como fantasmas a espreita sempre dispostos a ressurgir em qualquer discussão corriqueira do casal.

Nunca a sensação de incompletude cessará pelo fato de não haver mais carinho, amor e admiração mutua.

As palavras controle e manipulação serão as bases dessa doentia parceria amorosa que tenderá com o tempo parecer com peças postadas de canto em um porão escuro.

Diedra nos faz entender que as relações amorosas entre duas mulheres são igualmente complexas e cheias de nuances com quais outras. São muito diferentes daquelas cheias de princesas encantadas a serem salvas por uma forte figura feminina. Que não há vilas e nem mocinhas nessa estrada da vida. E, sim pessoas que lutarão por sua felicidade independente do que acontecer depois. 
                          
Diedra Roiz

Link no qual poderá encontrar seu exemplar caso tenha interesse em comprá-lo:

Caso tenha interesse em conversar a escritora Diedra Roiz sobre a obra, seu perfil no facebook é:
https://www.facebook.com/Diedraroiz?fref=ts


E o site da autora para quem se interessar em compartilhar a sua experiência de leitura com outros.







Um comentário:

  1. Diedra é show!! Leio os contos dela há anos, mas a mulher sempre consegue surpreender. Super recomendo :D

    ResponderExcluir