quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Resenha do livro Condicional

A obra do escritor Paulo Sérgio Moraes, nascido em Juiz de Fora – MG que atualmente reside em São Paulo, retrata como uma simples aventura pode se tornar uma atração fatal.

Lucas é um rapaz focado em seus objetivos e prazeres. Extremamente descrente do amor e da possibilidade que duas pessoas possam vivenciar uma relação duradoura. Porém, acaba se envolvendo com um marginal e essa relação se torna intensa e perigosa ao longo dos anos.

O seu melhor amigo tinha um namorado mais velho chamado Cássio com quem vivia uma relação estável. Eles estavam planejando adotar o filho da relação anterior de Cássio por sua antiga companheira ser totalmente instável emocionalmente.

Isso gerava um mal estar tremendo no egoísta Lucas que desejava em seu íntimo acabar com aquela relação para assim ter o amigo a sua disposição.

Através de Vitor ele acaba conhecendo Thais que era companheira de corridas dele pelo Ibirapuera. Ela era independente e gostava da vida noturna para assim evitar grandes envolvimentos amorosos. Lucas a admirava tanto ao ponto que conjecturava a possibilidade de ficar com ela caso fosse heterossexual.

Na cidade de São Paulo em 1997, Lucas comemorava com os amigos o término do curso de administração quando então teve uma ideia e falou com o seu ficante da faculdade para lhe dar duas balas de êxtase para deixar as coisas animadas para o casal Cássio e Vitor.

Contudo, as coisas acabam saindo do controle. Em seguida, aconteceu um assalto mau sucedido que gerou consequências catastróficas na vida de todos.

O tempo passa cada um a sua forma tenta reconstruir suas vidas. Um encontro inesperado e a busca pela câmera que havia ganhado de seu pai na noite de sua formatura fazem com que certos caminhos sejam cruzados por esse jovem egocêntrico que acaba conhecendo Jota, que tentava em mais uma noite como outra qualquer levantar algum dinheiro fácil.


Conversaram sobre o trágico acidente e a noite faz com que eles se envolvam mais do que planejado.


Algum tempo depois, Lucas faz um curso de fotografia e conhece um experiente fotografo chamado Martins que tinha cerca de 40 anos e era muito atraente. Logo, ele chamou a sua atenção. Assim que se encerrou a apresentação depois de alguns instantes eles conversaram sobre fotografia e de seu poder em revelar os desejos existentes em cenas aparentemente cotidianas.

A atração mutua entre os dois faz com que eles partam rumo à casa de Martins. Acontece algo intenso e sublime só que é interrompido por Lucas que de repente se lembra de Jota. Sai dali, desesperadamente e desnorteado.

Acaba procurando Jota e eles acabaram vivendo uma avalassadora transa. Lucas se viu totalmente dominado por ele e em sua mente questionou-se o porquê de gostar daquela situação.

Em paralelo a vida amorosa agitada de Lucas seu pai acabou conhecendo na Universidade em que trabalhava uma colega de trabalho chamada Sandra. Lucas a conhece de uma forma repentina quando chega a sua casa e vê a luz da sala acesa estando lá os dois conversando.


Ela fala ao pai do rapaz o quanto ele era bonito e que ele devia ir ao encontro de jovens de sua igreja porque muitas moças adorariam conhecê-lo. Ouvindo seu discurso moralista Lucas diz a ela que é homossexual que para eles se darem bem que ela o deixasse em paz e não intervisse em sua vida daquela maneira e sai rumo ao seu quarto. E em seguida,ela questiona ao pai de Lucas se ele o aceitava daquela maneira. Ele diz que o amava independente disso e logo mudam de assunto.

Na publicação aparece um personagem bem interessante que seria o Dudu o filho de Cássio que conforme cresce se torna um rapaz ao mesmo tempo fragilizado pela morte de seu pai e pela ausência de sua mãe. Acaba se fortalecendo e estruturando graças ao apoio e carinho de Vitor que apesar das dificuldades não desiste de acolhê-lo.

Mensagens contidas nas entrelinhas da história de Jota e Lucas e de Lucas com suas aventuras amorosas passadas é que sexo e amor acabam se confundindo quando a carência passa a reinar a nossa vida em um determinado momento da vida. Experiências diferentes nos fazem esquecer um pouco do vazio deixado por alguém especial que nos foi arrancado de repente.

Pode-se perceber que apesar de muitos pais não entenderem a orientação sexual de seus filhos eles buscam lhe proporcionar todo o necessário para quem possam ser independentes e conquistar seus sonhos contra tudo àquilo que possam enfrentar de dificuldades sendo a maior delas o preconceito oriundo à homossexualidade e do que isso pode gerar de sofrimento aos seus filhos.

As relações homossexuais masculinas focam na beleza física e isso é retratado brilhantemente pelo autor na descrição da relação entre Lucas e Wagner um modelo da agência de publicidade que o protagonista trabalha.


(...)Deitado naquela cama gigante, observava pelo espelho do teto o reflexo do corpo perfeito de Wagner,que dormia nu ao meu lado.

Por vivermos focados em determinadas situações acabamos perdendo pessoas que foram importantes em nossa trajetória por desejarmos mergulhar em uma história de amor que nem sempre é benéfica a nós.

E com isso os segredos nos fazem encarar a seguinte contradição: mentiras que aparentemente amenizam e verdades que doem.

Fazemos muitas vezes escolhas por acharmos que nossos pais a achariam desinteressantes e inconvenientes para nossas vidas. Lucas estuda Administração em uma instituição conceituada realizando o desejo de seu pai e se vê infeliz por desejar ser Fotógrafo.

Depois de muitos anos e muitas frustrações acaba realizando o seu sonho profissional em explorar as nuances do corpo humano através de suas lentes e com isso consegue um bom trabalho em agência de publicidade, conquista o seu apartamento por entender que para viver a sua vida do jeito que deseja precisar ser independente.

Um beijo pode acontecer de repente e ele pode expressar o real desejo de alguém que não se assume como homossexual.


Muitos homens acreditam que a homossexualidade só é tida como real se a pessoa possui trejeitos femininos e tem uma relação de cunho amorosa com outro homem. Que uma relação sexual é algo como pegação para se conseguir dinheiro ou prazer sem necessariamente alterar a sua dita heterossexualidade e virilidade.


Há um momento na trama que mostra o conflito interno de muitos homens que não conseguem expressar o seu real desejo que segue descrito abaixo:

Jota e uns amigos que fez no tempo que esteve na prisão, estes skinheads partem para a Frei Caneca a fim de expressar a sua macheza batendo em homossexuais para lhes dizer que eles não são dignos para estarem traindo um suposto código masculino de serem machos e penetrarem mulheres afim de obter o selo da heterossexualidade que socialmente é encarado como a legitima orientação sexual.Apesar do aviso de Jota, Lucas acaba saindo de casa e encontra este grupo. Ele é agredido por um careca que é o líder e Jota fica ali paralisado, sem nada fazer, e ainda ajuda na agressão apesar das súplicas de Lucas chamando o seu nome e dizendo que ele não precisava fazer aquilo e nem estar ali com aqueles caras.

A publicação aborda a famosa expressão “amor bandido”. Quem não se lembra do Maníaco do Parque? Depois de sua prisão, passou a despertar várias paixões e recebeu inúmeras cartas de amor. Na vida real aconteceu e acontecem inúmeras histórias em que fascinação por um bandido leva a pessoa a cometer inúmeros atos que a transformam totalmente.

Revisada por Lena Brito 

Paulo Sérgio Moraes 

A história é contada a partir do ponto de vista de Lucas e que ele nos chama a atenção para a consequência de nossas escolhas. Apesar de estar apaixonado por um bandido, não o faz uma vítima e sim uma pessoa que com qualidades e defeitos que em busca de sua felicidade que acaba cometendo erros e provocando algumas feridas e que o fazem repensar a sua jornada.

Link no qual poderá encontrar seu exemplar caso tenha interesse em comprá-lo:

Caso tenha interesse em conversar o escritor Paulo Moraes sobre a obra, seu e-mail é: autorpaulosergiomoraes@gmail.com

E a fanpage do livro para quem se interessar em compartilhar a sua experiência de leitura com outros.

Espero que tenham gostado. Em breve novas resenhas! 

2 comentários:

  1. Já li Condicional e recomendo! É um romance ideal para quem não gosta do protagonista mocinho... Além de ter a oportunidade de participar do Remetente N15 junto com o Paulo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Um livro fascinante que merece ser desbravado.

    ResponderExcluir