quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Resenha do livro Três Pratos de Trigo... Para Três Tigres Tristes


A obra da editora Quártica escrita pelo ator teatral Sérgio Santal retrata a história de três amigos que vivem uma série de aventuras para encontrar o amor. Apesar de ser algo arriscado, eles se entregam nessa jornada e não se intimidam com lágrimas que poderão surgir no caminho do meio.


No centro do Rio de Janeiro, Vitor é alguém superficial em seus relacionamentos e vive às voltas com namoradinhos, Antônio é reservado, por acreditar que um dia terá uma pessoa especial em sua vida, e Guilherme é um aventureiro que sempre se lança nas histórias mais improváveis por sentir-se carente. 

Em uma festa de um amigo de Vitor, o reservado personagem envolveu-se com um ex-caso do mesmo e a partir disso iniciam uma história até que acontece por parte de Rodolfo. Quando ele desmarca com o Antônio um jantar no restaurante japonês que havia sido combinado para um encontro deles. Estranhando tudo, se dirige até o local e surpreende o rapaz que vivia meloso nas ligações beijando outro rapaz.

Guilherme conheceu um loirinho em um cine erótico e se encontraram algumas vezes. Até que ele é surpreendido com um e-mail no qual o tal rapaz lhe informa que viajou para Minas Gerais por sua noiva estar grávida.

Certo dia de bar durante uma bebedeira, Ele teve uma ideia para eles conhecerem novas pessoas e ao mesmo tempo cuidarem de si mesmos. Falou para seus amigos se matricularem em uma academia.

Acabaram se matriculando e Antônio conheceu o professor de educação física Reinaldo que, sempre muito prestativo com ele, o auxilia nos exercícios. Um clima entre eles surgiu, o tempo passa e passaram a se encontrar em um quarto de motel próximo dali.

Vitor conheceu Marcelo, um colega de curso. Um dia saíram com demais colegas da faculdade e pintou um clima entre eles no banheiro masculino e, a partir disso, outros encontros aconteceram.

Guilherme conheceu Gabriel na academia e logo surgiu uma aproximação entre eles devido a isso se seguiu uma noite de sexo casual. Teria tudo para ser só mais uma bela transa que com o tempo poderia resultar em algo, porém uma revelação foi feita e logo tudo foi mudado.

A obra critica a homofobia existente entre homens que se percebem gays na idade adulta e também no meio gay, que sempre desejam parecer o mais heterossexual possível, para assim evitarem a violência social e também a solidão. Mostra como o sexo é sempre a porta de entrada para uma relação e que isso muitas vezes pode ser arriscado, gerando conflitos de ordem sentimental e física.

Como a violência é usada para mascarar os verdadeiros sentimentos e desejos por outro homem, muitos se utilizam dela para afirmar a sua masculinidade perante ao seu grupo de amigos e também buscam a criação de vínculos com uma mulher, visando a reforçar sua heterossexualidade, com o medo de explorar novas possibilidades existentes, por entender que elas sejam erradas socialmente.

Um trecho extraído do livro de que gostei muito foi: “Você devia ter feito alguma coisa para me ter. Ou me deter. É fim de tarde. E, você sabe, eu te amava.” – Fernanda Young.

O autor fala desses encontros existentes nas relações homoafetivas masculinas nos quais, quando o sentimento vem à tona, muitas máscaras sociais costumam cair e como muitos não estão preparados para vivenciar o amor tal como ele é sem rótulos e pré-julgamentos.

                                             Sérgio Santal 

O título é bem sugestivo pelo fato de mostrar três pessoas que, mesmo em suas andanças sentimentais, não desistem de encontrar o verdadeiro amor. Por isso, Três Pratos de Trigo....Para Três Tigres Tristes.

Você poderá comprar seu exemplar caso tenha interesse,diretamente com o autor em seu perfil do facebook que é: https://www.facebook.com/sergio.santal?fref=ts

E fanpage do livro para quem se interessar em compartilhar a sua experiência de leitura com outros.


Espero que tenham gostado. Em breve novas resenhas! 

2 comentários:

  1. Sua resenha ficou ótima!
    Parabéns! E continue escrevendo. Divulgar a literatura LGBT é um papel importante, embora ainda não seja tão valorizado.

    Abraços!
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Ben

    Agradeço imensamente os seus sábios em relação ao desenvolvimento estruturacional de resenhas e também a reformulação do layout do blog.

    Att

    Luiz

    ResponderExcluir